♥Os olhos que não queriam usar óculos ♥


Os olhos que não queriam usar óculos

Felipa Monteverde


Era uma vez um par de olhos que vivia na cara de um menino.
Eram azuis e muito vaidosos por serem assim, pois toda a gente dizia que eram muito bonitos.

Um dia começaram a ver mal e a mãe do menino levou-o ao oftalmologista. O oftalmologista disse que o menino precisava de usar óculos.

Os olhos, quando ouviram isto, ficaram muito tristes, achavam que iam ficar feios com os óculos.
O doutor disse à mãe do menino que se escolheriam uns óculos bonitos, a condizer com os olhos tão bonitos que o menino tinha.

Os olhos então ficaram mais descansados; e quando se viram ao espelho até acharam que com os óculos ficavam ainda mais bonitos.
O menino foi para casa muito contente, com os óculos novos.





* Palavras da autora:
Escrevi esta pequenina história há uns 16, 17 anos, quando os meus filhos eram pequeninos (e o mais novo nem tinha nascido) para lhes contar à noite, antes de dormirem.

Dessa data são também estes simples desenhos.

Estes dias vi um post no blog do Menino João e lembrei-me dela. Procurei nos meus cadernos e encontrei-a.
Publico-a dedicando-a ao Menino João, um menino muito inteligente e que gosta muito de livros.


Felipa Monteverde


Confira aqui o blog do João.

Chegou Edumanes


Eram os olhos de um menino
Que teimavam óculos não usar
De cor azul muito lindo
Tão brilhante o seu olhar!

Mas o menino precisava óculos usar
Como iria ele o problema resolver
Iriam ficar feios estava ele a pensar
O doutor disse mais bonitos irão ser!

O menino se convencer
E usar os óculos aceitou
Para melhor ficar a ver
E com eles mais lindo ficou!

21 comentários:

  1. Lindo momento...

    Chica, o Izaias começou a usar com 4 anos, usa até hoje, no início foi difícil, tivemos que estilar muito, porém na escola os "amigos" zoavam com ele. Hoje ele usa sem sentir, as vezes até dorme...

    Vou trabalhar...

    Tenha um lindo dia!

    Bjooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Eram os olhos de um menino
    Que teimavam óculos não usar
    De cor azul muito lindo
    Tão brilhante o seu olhar!

    Mas o menino precisava óculos usar
    Como iria ele o problema resolver
    Iriam ficar feios estava ele a pensar
    O doutor disse mais bonitos irão ser!

    O menino se convencer
    E usar os óculos aceitou
    Para melhor ficar a ver
    E com eles mais lindo ficou!

    Boa quinta-feira para você, amiga Chica.
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. voce sempre com coisas tao meigas e lindas!! sabe eu adoro oculos:)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Estas histórias têm a faculdade de ajudar a criança a aceitar algo que, de certa maneira, a vai tornar diferente dos outros, coisa que nem sempre é pacífica para ela.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu uso ocúlos, e vendo essa histórinha achei legal vc colocar ai
    tudo que vc posta faz sucesso
    Deixo um bj no seu coração,
    Vc é uma amiga sempre presente
    Abraços
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  6. Chica, esta historinha que você postou chegou na hora certa: meu filho de 6 anos provavelmente terá que usar óculos, assim como seu primo da mesma idade... dizem que é herança de meu esposo, adepto das lentes há muitos anos. E não é fácil para as crianças aceitarem, devido a pressão ao redor delas... Mas com esta história acredito que vou suavizar o caminho!

    Obrigada, querida, por me ajudar sem nem mesmo saber disso, um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Chica,que linda a história da Felipa!Uma graça e o João merece a homenagem tb!Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Chica! E não é que eu aproveito também as histórias daqui para contar para a Laura antes dela dormir?! Hoje mesmo, contei mais essa! Ela admirou-se do menino ficar triste por causa dos óculos. Na sala dela tem uma coleguinha (nada triste e bem sapeca) que usa óculos. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Chica, minha amiga, só agora arranjei um tempinho para vir cá, e que felicidade ver essa postagem e todos esses comentários!

    Ainda bem que podemos ajudar as crianças com essas historinhas simples, feitas para gente pequenina.

    Obrigada pela sua amizade, beijo grande

    ResponderExcluir
  10. É linda esta estória e quase me revi nela.
    Eu quando tive que usar óculos senti essa mágoa, só que não tinha esse olhos lindos que ainda mais lindos ficaram.
    Adorei.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom Chica
    eu fiquei muito feliz quando a felipa fez a historia pra mim e agora fiquei felis de novo
    um beijo

    ResponderExcluir
  12. Fez-me lembrar de minha irmã já falecida. Ela chorava e dizia que não queria usar óculos, depois de muitos anos, fez uma cirurgia, implantou uma lente e nunca mais usou os óculos. Dizia que foi o dia mais feliz de sua vida. E que os seus olhos eram muito bonitos para um óculos fundo de garrafa. Bem singelo, adorei. Bjo

    ResponderExcluir
  13. Linda história da Felipa amei!O menino João merece essa homenagem!!!
    Beijinhos
    Amara

    ResponderExcluir
  14. Chica,
    A narrativa aborda uma questão
    que incomoda crianças, jovens
    e adultos. Eu mesma, até hoje,
    não convivo bem com os meus
    óculos. Tenho que usar, então
    eu uso.Não fossem eles, não iria
    conseguir ler o texto da FELIPA
    "Os olhos que não queriam usar
    óculos",nem a poesia do EDUMANES.

    AINDA BEM QUE EU USO ÓCULOS!!!!

    um beijo e um sorriso,
    Cristina Sá
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Chica,

    eu adoro vir aqui no seu cantinho. Sempre tão repleto de bons sentimentos e energia!

    bjos, Elaine Cunha

    ResponderExcluir
  16. Eu AMO vir até o teu blog!
    Cada dia é uma historinha mais lindinha....
    Meu sonífero de felicidade!

    Beijinhos amiga querida!

    ResponderExcluir
  17. Óculos fashion para olhos bonitos!!!
    Adorei!!!!!!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  18. Olá Chica,
    A nossa amiga Felipa sempre surpreendendo!
    E não é que esta história se parece com a minha própria história, com todos os pormenores!
    Achei muita graça!
    Beijinhos e bom domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  19. Chica, identifiquei-me tanto com a histórinha criada pela Felipa! Eu sou míope e comecei a usar óculos entre 10 e 11 anos... ahhh... eu não queria! Hj em dia acho um charme, mas à epoca... rs
    Abraço e uma semana cheia de poesia!
    Jussara

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥